Abrir empresa em Portugal? Saiba como
Portugal está ascendendo economicamente acima da média europeia, com uma projeção de 5,5% do PIB em 2022 e a possibilidade de voltar a condição pré-pandêmica no segundo semestre deste ano. Devido ao cenário favorável, em 2021 temos a informação de que 30 mil empresas foram criadas em solo português. E você, já pensou em abrir uma empresa em Portugal?
Começar um negócio, independente do lugar, requer planejamento, conhecimento e muita paciência. O desafio aumenta ainda mais quando se fala em começar em outro país, outro continente. Mas não se preocupe: diferente do que muitos pensam, abrir uma empresa em Portugal sendo estrangeiro é um procedimento rápido e simples.
Se você é brasileiro e não possui nacionalidade portuguesa ou europeia, poderá abrir empresa em Portugal da mesma forma. Não há empecilho nenhum para que um estrangeiro tenha um negócio no país, até porque você não precisa estar residindo nas terras portuguesas para fazer isso tudo. Mas, para isso é necessário ter um certificado digital.
Através da internet você já pode dar o primeiro passo: iniciar legalmente seu negócio e constituir uma empresa no país, a partir de então, vários trâmites já são disponibilizadas para serem realizados online, como a própria criação da empresa, registro da marca, emissão de certidões, e outras possibilidades.
Então você deverá ter em mãos seu passaporte e também será importante ter um NIF (Número de Identificação Fiscal), que é como o número de CPF no Brasil. Nós recomendamos que esses processos sejam guiados por um profissional para evitar possíveis dificuldades e problemas.
Abrir empresa em Portugal: Checklist de dicas
De qualquer forma, separamos algumas dicas de ouro como guia que poderá te ajudar nessa jornada. Vamos lá:
- Crie um plano de negócios;
- Defina o tipo da sua empresa
- Assegure toda a documentação necessária
- Registo comercial;
- Comprovativo de Inscrição na Segurança Social;
- Declaração de Início de Atividade;
- Certificado de Admissibilidade;
- Depósito do capital social;
- Pacto ou ato constitutivo de sociedade.
- Dê início ao processo de abertura da empresa
- Se informe de todos os impostos a serem pagos
- Abra uma conta bancária no país
E mãos na massa!
Como já citamos, você pode fazer a abertura da empresa pela internet ou contratar um profissional para realizar os trâmites para você. Nesse caso, em menos de uma hora a sua empresa poderá já estar criada.
Abriu empresa? Hora de cuidar da parte visual
Abrir um negócio, seja qual for o local, é preciso também criar uma marca. A marca é a comunicação visual do que propõem vender para o público alvo que deseja alcançar.
E isso vai muito além da logo...
Dependendo do seu segmento você possa precisar de todos os itens de papelaria ou ainda ser mais completo: material gráfico para prospecção. Se seu negócio só funcionar online não tem problema, diariamente você precisa de posts para atualizar suas redes sociais.
Com serviço de
assinatura da We Do Logos você contrata um designer para criar artes ilimitadas para sua marca e economiza muito mais com isso (em relação a tempo e dinheiro). Conheça nossos planos!