Passo a passo de como criar uma identidade visual ideal para sua marca

A identidade visual é a primeira comunicação da sua empresa com os clientes. Através de elementos gráficos e visuais, são apresentados os valores que o seu negócio quer passar e os princípios pelos quais ele se baseia. Por este motivo, é uma ferramenta de marketing valiosa.
Para maximizar a sua eficácia, ela precisa se diferenciar, atrair a atenção e ser o mais objetiva possível na hora de transmitir a mensagem da sua marca. É necessário que ela seja elaborada de forma minuciosa e com extrema cautela para que ela de fato, consiga alcançar os objetivos que se propõe. Mas como conseguir isso?
Esse trabalho é dificilmente realizado por conta própria, o recomendado é contar com o trabalho de profissionais especializados nessa área, visto que a quantidade de erros na hora de elaborar uma identidade visual é enorme.
Vamos dar uma olhada em alguns pontos certeiros para te ajudar nesse processo de criação?
Alguns aspectos básicos bem executados são muito importantes.
Passo a passo para criar uma identidade visual que funcione
Apostar na fonte e cores certas
As possibilidades de fontes a serem utilizadas são inúmeras e se dividem em diversos estilos. Estude bem o que cada um transmite e alinhe com a mensagem da sua empresa.
Também preste muita atenção nas cores, elas são um dos elementos mais importantes na hora de criação da identidade visual. Dê uma atenção especial à teoria das
psicologia das cores e ao entender que cada uma delas e as misturas entre elas possuem um significado que pode ser certeiro ou não na hora da criação.

Dosar o uso dos efeitos
Não se esqueça: uma identidade visual marcante dificilmente implica em exageros e em se arriscar demais. Na maioria das vezes, o básico bem executado é o melhor que você tem para se apresentar.
Se diferencie
As grandes marcas e estratégias são ótimas para serem usadas como inspiração, mas sempre se mantenha atento sobre onde vai a inspiração, pois existem limites e elas podem beirar à imitação.
Além disso, semelhanças demais com outras marcas podem fazer com que você seja vista só como mais uma cópia.
Garanta aplicação ilimitada
Quando se trata da sua empresa, sempre pense a longo prazo.
Mesmo com uma marca destinada ao digital, não deixe de pensar na possibilidade, mesmo que vaga, de algum dia ela migrar para algum ambiente físico e precisar ser adaptável para essa nova realidade.
Adapte a identidade visual para as diversas plataformas
E é claro, se a sua marca é digital garanta que ela esteja adaptada às mais diversas plataformas dessa realidade, especialmente aquelas que são os meios de comunicação mais utilizados.
Para executar todos esses pontos, analise o seu público, foque nas redes mais estratégicas e leve a sua mensagem para o seu visual.
E por último…
Agora você já sabe alguns dos principais elementos a serem avaliados na hora de criar uma identidade visual para a sua marca. Mas atenção: não aplique as dicas sem contar com especialistas na área.
Precisa de ajuda? O time de designers da We Do Logos consegue fazer isso e mais na hora de construir uma marca sólida e profissional. Com plano de assinatura, tenha uma identidade visual completa e solicite artes ilimitadas todo mês.