Dia do orgulho LGBT: Como as empresas comemoram esse dia

O Dia Internacional do Orgulho LGBT comemorado em 28 de junho é uma data celebrada pelos direitos conquistados e orgulhosamente impulsionada para conscientizar toda a sociedade sobre a importância do combate a todos os tipos de preconceito para a construção de uma sociedade igualitária.
Hoje em dia essa data é comemorada com muita alegria, orgulho e amor, mas nem sempre foi assim. A forma como ela surgiu tem motivos políticos e históricos difíceis de serem relembrados.
Os dias antes do Dia Internacional do Orgulho LGBT
No dia 28 de junho de 1969, em Nova York, os clientes da comunidade LGBT que estavam no bar Stonewall Inn se revoltaram contra as invasões frequentemente realizadas pela polícia aos bares frequentados pelo grupo.
Rotineiramente, durante esses episódios aconteciam prisões e diversas violências por parte das autoridades. O motivo? Normalmente os policiais diziam uma conduta desviante. Mas naquele dia, houve reação e resistência – ambas decisivas. O momento foi instaurado como marco zero do movimento de igualdade da comunidade, posteriormente conhecida como a Revolta de Stonewall Inn.
Em poucos meses, organizações a favor da causa surgiram pelos EUA e foram organizados diversos protestos a favor dos direitos dos homossexuais em várias cidades. Em 1970, ano seguinte, a 1ª Parada do Orgulho Gay foi realizada para fortalecer o movimento contra o preconceito. Ao mesmo tempo, a homossexualidade era considerada como transtorno mental pela própria OMS.
Apenas no dia 17 de junho 1990 a OMS retirou a homossexualidade da sua lista de doenças. Após décadas de lutas, o movimento foi responsável por garantir o reconhecimento generalizado dos direitos civis LGBT. Mas ainda há muita luta.
A luta no Brasil
No Brasil,o movimento LGBT começou a se desenvolver a partir da década de 1970, mas na década de 1980 a comunidade sofreu mais um golpe com a epidemia do vírus HIV que se alastrou por todo mundo.
As organizações políticas sofreram um baque, precisaram se reorganizar para enfrentar alguns estereótipos que haviam sido reforçados. O novo estigma criado, de seres portadores e transmissores de uma doença incurável e mortal, perdura até hoje no reflexo de alguns costumes sociais e culturais.
Por aqui, a criminalização da homofobia e da transfobia foi confirmada pelo Supremo Tribunal de Justiça (STF) em 2019. Além desse avanço, neste século vários direitos foram conquistados: doação de sangue, casamento homoafetivo, nome social, adoção, reprodução assistida, registro parental.
O século XXI foi repleto de vitórias, mas combater a violência, difundir o respeito e o amor são urgências no nosso país, pois ainda somos considerados um dos locais mais violentos contra a diversidade.
Trouxemos algumas campanhas feitas nesta data que nos inspiram e nos fazem seguir lutando:
Adobe

A Adobe, marca referência mundial em design gráfico, tem conseguido se fazer presente nas redes sociais, sempre de maneira atualizada e engajada com as questões pertinentes à sociedade.
Na campanha de 2018, a marca publicou um post provocativo com uma brincadeira com os profissionais que trabalham com a criatividade, usam o programa e sofrem com os tantos pedidos de alteração das suas produções e a concepção equivocada da possibilidade de “alterar” a orientação sexual.
Shell e Afrodite Almeida
Em 2019, a Shell lançou a inesquecível campanha “De Causo em Causo” produzida pela Wunderman na qual é contada histórias de vários caminhoneiros.
Entre os entrevistados, conhecemos o Causo de Afrodite, uma caminhoneira transsexual que relata a sua trajetória profissional até se encontrar na profissão e também como transgênero. O comercial fez um sucesso enorme que levou a um aumento em 7014% no interesse do público pela marca.
Assista o
vídeo abaixo:
Ambev
Em 2020, a cervejaria Ambev lançou a campanha #OrgulhoNãoPara com arco-íris em caminhões que desfilaram pela Avenida Paulista.
Foram reunidas marcas como a Budweiser, do bem, Skol, Guaraná Antarctica, Antarctica e Skol Beats para agregar ao movimento em prol da diversidade.

Burguer King
Em 2021 o Burger King lançou a campanha “Parada BK” na qual os próprios colaboradores da rede de fast food foram os protagonistas da ação.
Foram espalhadas fotos pela Avenida Paulista e outros pontos famosos da cidade de São Paulo, todas elas estampadas como símbolos do orgulho dentro e fora do Burger King.
Os rostos presentes nas fotos eram colaboradores da comunidade LGBT, de diferentes regiões brasileiras, que se voluntariaram para participar.

Coca Cola
A Coca-Cola, conhecida mundialmente, sempre se mostrou firme em relação ao engajamento com pautas sociais, e em 2021 lançou uma campanha para reforçar o compromisso da marca com a diversidade.
Um comercial intitulado “Beijos” com duração de 37 segundos foi a divulgação central da campanha, brincando com a ideia de que a Coca-Cola é para todas as pessoas ao lembrar que as garrafas da empresa já recebeu "beijos" por pessoas de todas as identidades e orientações sexuais.
Em 2022 esperamos por mais campanhas inspiradoras e revigorante, pois ainda há muito caminho a percorrer, mas a luta continuará repleta de amor.

E sua marca? O que prepara de comunicação para esta data tão representativa? Com plano de assinatura da We Do Logos você pode criar inúmeras peças e ter uma marca mais engajada.