Significado das cores na identidade visual: saiba como suar adequadamente

O significado das cores afetam nossos pensamentos, emoções e ações, mesmo que não tenhamos consciência disso. Isso se deve ao fato de que as cores atuam nas nossas mentes.
Atualmente existem diversas pesquisas direcionadas ao estudo das cores e a suas possíveis influências, inclusive suas aplicações no marketing, na realização de publicidades, e afins.
O impacto das cores pode ser observado em todos os cantos: sites, outdoors, ações publicitárias, redes sociais, redes de streaming, ou seja, na identidade visual das marcas como um todo, etc.
Ao estudar sobre as possíveis influências você terá mais propriedade e segurança para elaborar uma identidade visual que transmita a mensagem que você quer, tornando mais fácil o processo de alinhar o que você quer com o que você de fato transmite.
As cores e o consumo: a psicologia das cores
Um estudo muito importante realizado em relação a influência das cores é a psicologia das cores, uma teoria criada com o objetivo de explicar como elas influenciam nos nossos sentimentos, emoções e além disso: como podem afetar nossas percepções, ideias e desejos.
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De acordo com uma pesquisa desenvolvida por Neil Patel pela QuickSprout, 93% dos consumidores consideram a aparência visual um fator determinante para finalizar uma compra e 85% dos participantes acreditam que somente a cor pode levá-los a adquirir um produto.
Ou seja, uma escolha errada da cor pode ocasionar um fracasso nos resultados e a escolha certa, o contrário. A conclusão da pesquisa foi de que a cor tem grande peso na decisão no momento do consumo.
Mas é sempre válido lembrar: nenhuma cor está absolutamente sozinha, ela sempre está inserida em um contexto. E isso nunca deve ser deixado de ser levado em consideração, pois a generalização pode levar a tomada de decisões equivocadas.
O essencial é compreender os significados das cores e como as suas dinâmicas podem impactar de forma favorável ou desfavorável o seu negócio. A grande questão reside em aprender a combiná-las de forma harmoniosa e bem-sucedida ao transmitir a mensagem que despertará as emoções desejadas no seu público-alvo.
Para os profissionais que lidam com produções visuais e criativas o assunto é de um valor gigantesco porque permitirá fazer o uso mais adequado de cada uma e facilitar o processo criativo.

Algumas etapas importantes desse processo
1 - Definir o seu branding
O posicionamento é a maneira como seu público-alvo enxerga a sua empresa, ou, como você quer que ela seja vista
Quando você definir as estratégias de branding da sua empresa, você deve considerar o significado das cores que serão utilizadas para executar o posicionamento da sua marca.
Um bom exercício: pense nos sentimentos que você deseja despertar nas pessoas quando elas entrarem em contato visual com a sua marca.
2 - Estude o seu público-alvo
Para uma boa aplicação das cores é fundamental um bom estudo do público-alvo. Será fundamental separar momentos para conhecer detalhadamente as dores, os desejos e os comportamentos dos seus potenciais clientes.
É bom avaliar a faixa etária do público, mais jovem, mais velho, o gênero, feminino ou masculino, por exemplo.
Busque referências e descubra quais componentes são atrativos para o seu segmento e se inspire.
3 - Definir a identidade visual e os seus principais componentes
A identidade visual será uma ferramenta fundamental para a sua marca, mas precisa de requer estudo e profissionalismo. Precisamos compreender que a identidade visual é um dos principais meios de comunicação com o cliente, e por isso, carrega bastante responsabilidade.
Ela deve abranger todos os elementos que identificam a sua marca como cores, logotipo, slogan, website, campanhas de e-mail marketing, contas comerciais nas redes sociais, dentre outros.
Tenha em mente que terá influência direta em como as pessoas percebem o seu negócio. Demonstra relevância, autoridade, credibilidade, entre outros aspectos importantes. Sugerimos contratar profissionais com experiência na área para ajudar nesse momento.

As representações de cada cor
Você conhece o significado atribuído a cada cor? Separamos alguns para destacar, vamos lá:
Branco: é uma cor que remete à verdade e pureza, ela é excelente para conteúdos informativos e institucionais ou para materiais feitos com um toque minimalista, transmitindo simplicidade e ao mesmo tempo elegância.
Vermelho é uma cor quente e considerada muito poderosa, chamando facilmente a atenção das pessoas, e por este motivo, requer cuidado ao usá-la. Ela remete a paixão, ódio, amor, ou seja, carrega um simbolismo forte e por isso costuma roubar atenção.
Já o Azul é geralmente associado à harmonia, confiança e calma. É uma cor fria que encontramos em diversos lugares comuns, como no céu e no mar e por isso remete a tranquilidade para muitas pessoas. É utilizada por aqueles que gostam de se associar com tais sentimentos mais serenos.
O Verde é geralmente associado à natureza e à esperança. Por conta disso, muitas empresas que lidam com o meio ambiente apostam nessa cor. Além disso, o verde também pode trazer outras sensações, como: equilíbrio, harmonia, frescor, etc.
Já o Amarelo é uma cor vibrante, nos remetendo à vitalidade, alegria e otimismo. Ela é bem conhecida pela sua função como aviso, principalmente pela sinalização de trânsito, ela pode ser estratégica para destacar alguma informação e se usada da forma correta pode transmitir sentimentos positivos pois é uma cor solar e remete a otimismo e calor.
Com todas essas informações, esperamos que você consiga usar as cores a seu favor.
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