Métricas do Instagram: quais são e o que significa cada uma delas

O Instagram é uma rede social de compartilhamento de fotos com mais de uma década de história. Ao longo dos anos a rede social passou por profundas transformações: inicialmente foi pensada com o único foco de compartilhamento de fotos, mas ela não parou por aí e foi expandindo a sua gama de funcionalidades: lives, reels, IGTV, compartilhamento de vídeo, os famosos filtros, stories, opção de “close friends” (amigos próximos) e muito mais. Isso torna cada vez mais importante analisar as métricas do instagram.
Por essa abrangência de funcionalidades, hoje a rede social se encontra no centro dos holofotes digitais – é a 4º rede social mais utilizada pelos brasileiros – e permite promoção de negócios e divulgação de marcas, por exemplo.
Se tornou uma ferramenta para consolidar relacionamento com os clientes, entre outras possibilidades. Por esses motivos, vale a pena investir nela e entender como ela pode te ajudar.
Saiba como analisar métricas do Instagram
A análise de métricas no Instagram é uma atividade fundamental para entender o funcionamento dessa rede social e o desempenho da sua conta através de estatísticas coletadas em dados que dizem a respeito da movimentação do seu
perfil. Sendo dessa forma uma possível estratégia para avaliar a eficácia de cada uma frente aos seus seguidores.
Com as informações em mãos, você poderá analisá-las, estudar interpretações e ideias que vão provocar transformações que influenciam diretamente a performance na rede.
Instagram Insights
O Instagram Insights é uma ferramenta oferecida pela própria plataforma, totalmente gratuita e que mostra as informações a respeito de publicações, stories e seguidores em tempo real.
A seguir, comentamos sobre algumas métricas que você poderá acompanhar por meio da ferramenta.
Entenda as principais métricas do Instagram
Visitas ao perfil
O número de visualizações é responsável por apresentar a quantidade de visitas que o perfil recebeu no período indicado da análise e estabelecer uma comparação com períodos anteriores.
Alcance

Essa métrica indica a quantidade de usuários que teve contato com algum conteúdo seu.
Essa ferramenta é valiosa porque a partir dela, é possível avaliar quais tipos de conteúdo funcionam mais e quais funcionam menos para o seu público, a partir disso ajudando a ter ideias e investir em determinadas estratégias e talvez até abandonar outras.
Impressões, Interações e Engajamento
Os números de engajamento servem pra medir o quanto o seu público tem respondido ao conteúdo.
As métricas de engajamento levam em consideração o número de comentários, curtidas, salvos, compartilhamentos e respostas aos stories, e une-os em um único lugar pra que você tenha uma visão geral do engajamento na sua conta.
Stories
Os Stories possuem um conjunto de dados que se diferencia dos demais tipos de conteúdo. É importante se atentar a essa métrica para entender como os usuários consomem esse tipo de conteúdo no seu perfil.
Algumas das interações que você pode acompanhar:
- Quantas pessoas responderam os seus stories;
- Quantas vezes ele foi compartilhado com alguém;
- Quantos usuários visitaram o seu
perfil depois do storie (e clicaram na bio ou tentaram entrar em contato com o perfil).

Cliques nos itens do perfil (bio, telefone para contato e endereço)
Para checar se a disponibilização das informações tem dado certo para atrair os usuários da rede, não deixe de verificar as métricas relacionadas aos cliques nos itens do seu perfil.
Elas podem variar dependendo do que você disponibilizou de informações, então, preencha cada item do seu perfil cautelosamente.
É possível mensurar o número de clicks para cada item disponibilizado no perfil dentro do próprio Instagram. Dá pra ver quantos cliques receberam o link que direcionam para o site que você deseja, quantos quiseram saber a localização do perfil e até o número de telefone.
Acompanhamento do número de seguidores
Você pode verificar os dados a respeito do número de seguidores acessando a página nomeada “público”, que vai te mostrar as seguintes informações:
- Número atual de seguidores;
- Quantas contas passaram a te seguir e quantas deixaram de te seguir nos últimos dias;
- O balanço final desses seguidores – seja positivo ou negativo;
- Informações sobre a audiência – gênero, faixa etária, localização.
É possível saber alguns dados representativos do público que te acompanha, como exemplo:
- Gênero
- Faixa etária
- Principais localizações dos seguidores (cidades ou países)
Com o conhecimento do perfil da sua audiência, é mais fácil planejar e melhor direcionar o seu conteúdo de forma mais eficiente.

Melhor horário para postar
Existe uma métrica que te possibilita descobrir quais os horários e os dias mais favoráveis para fazer publicações, baseando-se nas estatísticas geradas a partir dos momentos de maior pico de atividade das pessoas que
te seguem na rede.
Com todas essas informações reunidas é possível ter uma ideia ampla dos formatos de conteúdo que mais possuem retorno em termos de respostas, os que mais promovem cliques no site, monitorar as visitas ao perfil e assim, direcionar melhor a criação de conteúdos.
Os números mais importantes do Instagram estão sempre variando e são relativos, pois oscilam de acordo com os objetivos de cada um na plataforma, mas é possível perceber que algumas informações são cruciais para uma melhor perfomance. Use-as com sabedoria e, se possível, contrate um profissional capacitado para te orientar melhor.
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