A criação do facebook: confira sua evolução!

Estamos vivendo uma revolução digital especialmente nos meios de comunicação jamais vista na história da humanidade. Com a acessibilidade da internet e o mercado digital ainda engatinhando, a possibilidade de conectividade instantânea e a globalização alastrada ainda eram consideradas coisas de filme. Mas uma plataforma surgiu e revolucionou o uso da internet, o modo de consumo, de se comunicar, a economia e até mesmo a política: estamos falando da criação do Facebook.
Como surgiu a criação do facebook
Em fevereiro de 2004, o Facebook foi criado por 3 estudantes da Universidade de Harvard: Mark Zuckerberg, Dustin Moskovitz e Chris Hughes. Em um ambiente intelectualmente promissor, esses três universitários tinham o objetivo de criar uma plataforma que funcionasse como uma rede social, na qual as pessoas pudessem se comunicar entre elas, dividindo opiniões e fotografias.
A princípio, o serviço dos 3 universitários era básico e funcionava apenas no próprio campus da Universidade de Harvard. Em setembro do mesmo ano de sua criação, o site ganhou um “mural” o qual permitia aos usuários enviar mensagens aos amigos e em poucos meses do a rede já havia somava 1 milhão de usuários.
No final do segundo ano de sua criação, em 2005, o Facebook possibilitou o compartilhamento de fotos e foi liberado para ser acessado em todo o mundo, mas apenas por estudantes. No final de setembro de 2006, foi permitido que qualquer pessoa pudesse criar a sua conta e rapidamente alcançaram o marco de 12 milhões de fãs – apenas em 2 anos.
Em 2007 a plataforma chegou oficialmente ao Brasil, quando ela desenvolveu suporte à língua portuguesa. Em 2009, Zuckerberg implantou o famoso botão “curtir” e, em março do mesmo ano, lançou um novo Facebook - com layout redesenhado e uma nova página. Em dezembro a plataforma já alcançava 360 milhões de usuários ao redor do mundo.
No decorrer dos anos junto a sua expansão a plataforma foi evoluindo com novas funcionalidades de novas
reações a publicações (uau, coração, triste, raiva - que existem até hoje), possibilidade de chamadas em vídeo, criação do messenger, implantação de uma linha do tempo para cada usuário, aplicativos, jogos, entre muitas outras coisas.
De acordo com os últimos dados divulgados no ano de 2021, a plataforma alcança 2,74 bilhões de usuários ativos mensais em todo mundo, seguindo na liderança como maior rede social ativa mesmo após 18 anos desde a sua criação, enfrentando a ascensão de outras redes sociais promissoras e frequentes críticas ferozes.
A história virou filme

Para conhecer mais sobre essa história, assista o aclamado filme A Rede Social (2010), com a direção do David Fincher e indicado a vários Oscars.
O filme é baseado no livro de não ficção “The Accidental Billionaires” (Os Bilionários Acidentais) do autor Ben Menzrich, que conta a história da criação da rede social Facebook e seus desdobramentos no decorrer do tempo, inclusive as muitas polêmicas.
Meta
Em 2021, Mark Zukenberg fez uma apresentação que consistiu em uma mudança significativa: o que era Facebook se tornou Meta, a grande promessa para o futuro – o Metaverso – uma das principais apostas dos negócios daqui adiante. A empresa recheada de ideias futuristas mudou de nome, de fato, para Meta: ela será responsável por controlar as plataformas e projetos do Facebook: Whatsapp, Instagram, etc.
E sua marca? Está presente no facebook? Lembre-se que facebook e instagram pertencem a mesma empresa, então você pode gerenciar ambas as redes em um único local. Se precisar de um bom designer para criar e atualizar com ótimas artes, ou ainda, precisar de um social media para gerenciar suas contas, a We Do Logos consegue fazer isso para você.