Dia mundial do Consumidor: o que sua empresa precisa saber

dia do consumidor

No dia 15 de março é comemorado o dia mundial do consumidor. É uma data comercialmente conhecida por proporcionar produtos consideravelmente abaixo do preço normal, entretanto, esse não era o objetivo quando ela surgiu. Além das ofertas, é um marco na luta por respeito às relações que acontecem no mercado, especialmente as quais o consumidor está envolvido.


Dia do Consumidor no Brasil: Como surgiu

No Brasil foi através da Lei nº 8.078 de 11 de setembro de 1990, que entrou em vigor em 1991, a garantia da proteção dos direitos do consumidor. Após os debates na época também foi criado um importante instrumento: o Código do Direito do Consumidor e surgiu o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), que fortalece a proteção das relações de consumo em todos os municípios e estados brasileiros e também funciona como mediador de conflitos.


Com o passar do tempo, o dia 15 se estendeu para o restante de março e todo o mês se tornou um período de visibilidade aos direitos dos consumidores. Mas que direitos são esses? Alguns são: à informação, educação para o consumo, proteção contra a publicidade enganosa, liberdade de escolha, segurança, canais para ser ouvido, entre outros.


A data se tornou um ponto forte para o comércio, mas para além das ofertas, a We Do Logos não quis oferecer apenas descontos exclusivos, mas trouxemos também um conteúdo recheado de informações no que concerne a esse dia.

Pois nesse dia – e todos os outros – prezamos pelo respeito na nossa relação com o consumidor.


Compreendendo o consumidor   

dia do consumidor


De acordo com uma recente pesquisa do Think With Google, é urgente a necessidade de compreender a mudança do comportamento e hábitos do consumidor, que tem ocorrido cada vez mais rapidamente, pois as empresas devem estar atentas a elas e se atualizar para acompanhar. A pesquisa ainda destaca que o consumidor nunca foi tão omnicanal (presente em diversos formatos de meios de comunicação) e isso requer uma adaptação redobrada.


Mas e do outro lado, como as empresas podem se engajar nesse movimento? Além de estarem preparadas para a constante atualização, é necessário boas doses de resolutividade, paciência e empatia na hora do atendimento ao cliente.


Para te ajudar, trouxemos algumas dicas certeiras pra te ajudar nessa trajetória:


Analisar o mercado e o seu público-alvo


Entender o interesse das pessoas pelo produto ou solução que você deseja oferecer. É entender o padrão de consumo das pessoas, com base em suas necessidades e buscas.


Divulgar seu trabalho e se comunicar com o seu público de forma eficiente


Ao planejar um negócio você deverá destinar recursos para profissionalizar a comunicação da sua marca. Também é preciso que você pesquise e conheça quais são os canais de comunicação mais consumidos pelo seu

público.


Aposte no marketing de verdade


É fundamental que você crie a base da sua comunicação, com um logotipo do seu negócio. Você também pode apostar em diversos materiais: cartão de visita, folheto de divulgação, fachada da loja, cardápio, nas redes sociais e até mesmo no seu site.


A grande ideia é fazer com que as pessoas guardem a sua marca na cabeça. E para alcançar esse objetivo você precisará estar antenado às tendências, novos hábitos e os novos concorrentes também. Procure um profissional e não caia no engessamento. A We do logos pode te ajudar nisso.


O cliente deve ser a sua maior preocupação


Uma relação transparente, honesta e com objetividade na comunicação: uma preciosidade. Para tal, garanta o cumprimento com os prazos e que está entregando a ele tudo o que prometeu e se mostre disponível para resolver

possíveis conflitos.


Estar atento a todos esses detalhes é o melhor presente que você pode dar para o consumidor do seu produto.


Entendeu como se precisa tratar o consumidor com total respeito e transparência? Essas dicas te ajudou de alguma forma? Conta pra gente se faltou algum ponto a ser mencionado!

pdv
Por Jorge Carvalho 25 de março de 2022
PDV? Descubra o que significa
significado das cores
Por Jorge Carvalho 18 de março de 2022
Significado das cores na identidade visual: saiba como suar adequadamente
abrir empresa portugal
Por Jorge Carvalho 16 de março de 2022
Abrir empresa em Portugal? Saiba como
criar identidade visual
Por Jorge Carvalho 11 de março de 2022
Passo a passo de como criar uma identidade visual ideal para sua marca
dia do orgulho lgbt
Por Jorge Carvalho 9 de março de 2022
Dia do orgulho LGBT: Como as empresas comemoram esse dia
criar google meu negocio
Por Jorge Carvalho 4 de março de 2022
Google Meu Negócio: aprenda a criar uma conta para sua empresa
dia internacional da mulher
Por Jorge Carvalho 2 de março de 2022
Histórias e campanhas criativas sobre o Dia Internacional da Mulher
empresas area da saude
Por Jorge Carvalho 25 de fevereiro de 2022
Empresas na área da saúde: veja as tendências
contabilidade nas empresas
Por Jorge Carvalho 23 de fevereiro de 2022
Contabilidade nas empresas: o que precisa entender
abrir empresa eua
Por Jorge Carvalho 18 de fevereiro de 2022
Abrir empresa nos EUA: Saiba como é possível
Mais Posts