8 dicas para fotógrafo na hora de criar o seu cartão de visita

fotografo cartão de visita

Uma grande responsabilidade surge quando um fotógrafo precisa de um cartão de visita. A elaboração do material de divulgação pelo designer não servirá apenas para fins informativos, mas precisará demonstrar bom gosto e um refinado senso estético – essencial para os profissionais da área.


Os possíveis clientes dos fotógrafos naturalmente irão procurar alguém para realizar um trabalho significativo: registrar momentos importantes. E ninguém gostaria de ter estes registros com uma qualidade duvidosa, correto? Ao receber o cartão de visita de um fotógrafo o possível cliente já conseguirá ter, de cara, uma primeira impressão do trabalho que o profissional realiza.


Portanto, nem pensar em um material de produção de baixa qualidade, layout esquisito, imagens mal escolhidas e cores desarmônicas. Para que isso não aconteça, vamos dar algumas dicas, divididas em dois pontos: produção do

material e guia para produção e impressão.


Dicas valiosas na produção: cartão de visita para fotógrafo


1- Aposte em símbolos


Não existe um símbolo propriamente dito da fotografia, mas existem vários elementos que são associados a fotos. Você pode utilizar câmeras, sorrisos, molduras de porta-retratos, lâmpadas de flash, equipamentos utilizados no dia a dia do fotógrafo, entre outras ideias. E já que é para fazer um símbolo, porquê não aproveitar para criar seu logotipo?


2- Logotipo


Ao contratar um designer profissional você está contando com alguém que domina a maneira correta de reunir elementos gráficos harmonicamente, o que facilitará na construção de uma logomarca para você. Aproveite!


3- Tipografia


A escolha do tipo de letra colabora no que você tem a comunicar sobre o seu negócio. As letras inclinadas, nomeadas como itálicas, geram a impressão de movimento e sofisticação; letras grossas, chamadas bold, remetem a solidez; já as letras que possuem traços mais finos, conhecidos como light, são associadas a leveza e modernidade.


4- Cores


As cores são facilmente associadas com sentimentos e isso não pode ser negligenciado na hora de elaborar um cartão de visita. Um ponto interessante nessa etapa é a possibilidade de consultar com cautela as obras do fotógrafo, captar o estilo dele e a mensagem que ele tenta passar com suas fotografias para alinhar com o que será produzido no cartão. Após o processo de elaboração concluído, passamos para o próximo: produção e impressão.

fotografo cartão de visita


Dicas para guiar a impressão e produção


5- Gramatura


Um bom cartão de visita deve ser rígido e firme, evitando ao máximo que ele amasse ou se dobre. Para garantir resistência e durabilidade, considere a gramatura de 200 mg/m².


6- Escolha do papel


O papel mais indicado é o couché fosco. O couché com brilho gera uma impressão um pouco mais “pesada”, já o couché fosco não. Existe uma alternativa mais tradicional e conservadora, o papel vergê. Porém, é considerada mais antiquada. Também existem os papéis artesanais, geralmente com mais possibilidade de personalização. Neste caso, deve-se ficar atento pois estes papéis têm um tom que geralmente interferem nas cores.


7- Tamanho do cartão de visita


As dimensões padrão têm medidas de 9 cm por 5 cm. Mas sempre é possível inovar e fazer cartões em formatos diferenciados. O maior cuidado a ser tomado é para que eles não fiquem grandes demais a ponto de dificultar guardar no bolso ou pequenos demais a ponto das pessoas o esquecerem.


8- Acabamentos


Existem alguns tipos de acabamentos muito usados. Eles podem ser empregados em conjunto ou separados, dependendo do seu orçamento e de seu gosto pessoal: cantos arredondados, laminação fosca e muitos outros. Cada um dá gera um ar diferenciado para o cartão, apenas siga sempre em mente a mensagem que quer passar.


E aí, curtiu as dicas para criar um bom cartão de visita para fotógrafo? Conte pra gente se já conhecia essas dicas e se faltou alguma outra dica bem valiosa que merece ser compartilhada!

pdv
Por Jorge Carvalho 25 de março de 2022
PDV? Descubra o que significa
significado das cores
Por Jorge Carvalho 18 de março de 2022
Significado das cores na identidade visual: saiba como suar adequadamente
abrir empresa portugal
Por Jorge Carvalho 16 de março de 2022
Abrir empresa em Portugal? Saiba como
criar identidade visual
Por Jorge Carvalho 11 de março de 2022
Passo a passo de como criar uma identidade visual ideal para sua marca
dia do orgulho lgbt
Por Jorge Carvalho 9 de março de 2022
Dia do orgulho LGBT: Como as empresas comemoram esse dia
criar google meu negocio
Por Jorge Carvalho 4 de março de 2022
Google Meu Negócio: aprenda a criar uma conta para sua empresa
dia internacional da mulher
Por Jorge Carvalho 2 de março de 2022
Histórias e campanhas criativas sobre o Dia Internacional da Mulher
empresas area da saude
Por Jorge Carvalho 25 de fevereiro de 2022
Empresas na área da saúde: veja as tendências
contabilidade nas empresas
Por Jorge Carvalho 23 de fevereiro de 2022
Contabilidade nas empresas: o que precisa entender
abrir empresa eua
Por Jorge Carvalho 18 de fevereiro de 2022
Abrir empresa nos EUA: Saiba como é possível
Mais Posts